Curso composto por lições de língua italiana e linguagem jurídica, com seminários de aprofundamento de temas atuais sobre a jurisprudência italiana e da Comunidade Europeia, ministrados por docentes do Dipartimento di Economia e Diritto dell’Università degli Studi di Macerata. Passeios culturais e excursões guiadas, em períodos da tarde e em finais de semana. Participação em atividades culturais promovidas pela escola. Imersão no idioma italiano. A hospedagem e o transfer na partida estão incluídos no pacote.
A quem este curso é destinado
O curso é destinado a estudantes universitários, pesquisadores, professores, advogados e demais profissionais ligados à área do Direito. É necessário ter um conhecimento ao menos elementar da língua italiana (A2).
Quando este curso será realizado?
O Curso de Italiano Jurídico será realizado nos meses de Janeiro, Fevereiro, Junho e Julho de 2018, a partir de um número mínimo de 6 inscritos. As vagas são limitadas.
Qual é a duração do curso?
O curso será realizado ao longo de quatro semanas e totalizará 108 horas:
▪ 40 horas de língua italiana.
▪ 50 horas de lições de italiano jurídico.
▪ 10 horas de seminários de aprofundamento jurídico – ministrados por professores do Dipartimento di Economia e Diritto dell’Università degli Studi di Macerata.
▪ 2 horas semanais de atendimento aos estudantes para eventuais explicações adicionais.
Ao longo das 50 horas de lições de Italiano Jurídico, previstas no programa, serão abordados os seguintes temas:
• Il Sistema Giuridico Italiano
• Il Diritto Costituzionale
• Il Diritto Civile
• Il Diritto Commerciale
• Il Diritto dell’Unione Europea
• Il Processo Civile
• Il Processo Penale
O curso será ministrado por professores e profissionais qualificados
Docentes de língua italiana com formação acadêmica superior e especialistas nas técnicas CLIL - no caso específico do ensino da linguagem jurídica, com diploma de Direito -, e professores e pesquisadores da Faculdade de Economia e Direito da Universidade de Macerata que apresentarão os seminários de aprofundamento de temas ligados à jurisprudência italiana e européia.
Onde as aulas serão dadas e como o curso funciona?
As aulas serão realizadas na sede da escola Edulingua, localizada no centro histórico da cidade de San Severino Marche, de segunda a sexta, na parte da manhã, das 8h30 às 12h30 – com intervalo de 20 minutos. Parte das aulas será realizada no período da tarde.
O conteúdo de idioma italiano e o conteúdo de italiano jurídico serão ensinados paralelamente no decorrer do curso, visando o melhor aproveitamento por parte dos alunos. Ao final, será realizado um teste de competência do idioma italiano.
Os seminários de aprofundamento jurídico serão realizados por docentes de Direito da Universidade de Macerata e tratarão sobre temas atuais da jurisprudência italiana e européia.
Quem é o coordenador do curso?
O coordenador do curso é o professor Giulio Mario Bonacucina, graduado em Direito na Universidade de Camerino. Lecionou na Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, onde durante sete anos ministrou cursos de italiano e de espanhol.
Possui mestrado em Línguas Românicas (2008) e está concluindo o doutoramento em literatura italiana e espanhola. Em fevereiro 2014, recebeu a certificação DILS PG-II, concedida pela Università per Stranieri di Perugia.
Com quais tipos de textos os estudantes trabalharão em sala de aula?
O trabalho linguístico relativo ao vocabulário terá como base um texto de referência publicado na Itália e materiais autênticos, extraídos da Gazzetta Ufficiale e de sentenças de juízes.
Também será utilizado em sala de aula um livro, cujo preço é de 17 euros (salvo algum aumento que possa ser aplicado pela editora em 2018).
Quais temas serão abordados nos seminários de aprofundamento jurídico?
Os temas dos seminários serão escolhidos e apresentados pela Faculdade de Economia e Direito entre os aspectos mais atuais e de interesse da jurisprudência italiana e da Comunidade Europeia.
Há a possibilidade de personalizar um pouco os conteúdos com base numa específica necessidade e interesse dos participantes.
Onde os estudantes ficarão hospedados?
Os alunos ficarão hospedados em quarto duplo, em apartamento compartilhado com outros estudantes, situado a poucos minutos a pé da escola. Os apartamentos possuem cozinha completa, banheiro privado, TV com antena, Internet wi-fi e aquecedor.
A escola Edulingua oferece outras opções de alojamento, em quartos duplos com banheiro privado ou em quartos individuais, mediante o pagamento de taxa adicional.
Quais cidades serão visitadas nos passeios culturais?
Os estudantes participarão de passeios guiados por professores da escola, em veículo de turismo, a lindas cidades características da Itália. Os passeios acontecerão no período da tarde - quando não houver aulas - e em finais de semana.
Os passeios de um dia inteiro, em finais de semana, serão realizados a Florença, Roma e Cidade do Vaticano, Bologna ou Verona.
Já os passeios de meia jornada (à tarde), serão feitos às seguintes cidades: San Severino Marche, Fabriano e Museo della carta e della Filigrana, Macerata, Gubbio, Foligno, Grotte di Frasassi e Outlet Armani.
Atividades culturais
Também faz parte da programação do curso, a participação em eventos promovidos pela escola que visam integrar os alunos e gerar mais oportunidades de imersão no idioma italiano. São eles:
▪ Café da manhã de boas vindas
▪ Noite de Karaokê
▪ Jantar internacional
▪ Cerimônia de entrega de certificados
▪ Almoço final.
Internet
Os estudantes terão acesso gratuito à Internet com o computador da escola durante o horário de abertura e por meio do sistema de wi-fi no alojamento.
Transfer
Os alunos poderão contar com o serviço gratuito de transfer, da escola até o aeroporto em Roma, em data e horário estabelecidos, no final do curso. O serviço de transporte da estação ferroviária de San Severino Marche até a escola, na chegada do curso, é gratuito.
Certificado
Ao final, os alunos receberão um certificado que informará o número de horas e o período no qual o curso foi realizado.
No documento constará impresso que a escola Edulingua é "Ente Formativo Accreditato dalla Regione Marche", que a escola é sede de exame da Università per Stranieri di Siena e da Università Ca'Foscari di Venezia. Ainda: que o curso foi realizado em colaboração com a Università degli Studi di Macerata.
Como conseguir uma das vagas no Curso de Italiano Jurídico na Itália?
1. Preencha o formulário abaixo com o seu nome e e-mail.
2. Você receberá um arquivo pdf com as informações completas do programa.
3. De posse de todas as informações, entre em contato conosco e solicite a pré-reserva da sua vaga.
4. Assim que a turma estiver ativada, você será contatado para efetuar o pagamento do sinal que confirmará a sua vaga no curso. O restante do pagamento será feito na Itália, no primeiro dia de aula.